O CASCI

O Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) é uma Associação de solidariedade social, fundada em 1980, com o objetivo estatutário de contribuir para a promoção da população, com especial destaque para a residente no concelho de Ílhavo, nomeadamente nas áreas do apoio à família, à criança, à pessoa portadora de deficiência e à terceira idade. 

O CASCI é uma Organização, com certificação ao nível do Sistema de Gestão da Qualidade, que visa prioritariamente o apoio à população em desvantagem cultural, económica ou biopsicossocial. Mais do que uma intervenção assistencialista, a missão e os valores do CASCI visam o empowerment deste nicho populacional, potenciando a sua inclusão na sociedade ativa, dotando-os dos meios e estruturas que permitam o desenvolvimento pleno das suas capacidades. 

As respostas sociais que constituem a Organização seguem o ciclo vital dos cidadãos, oferecendo soluções que passam pela primeira infância (creches e jardim-de-infância), percursos educativos (escola de educação especial e centro de recursos para a inclusão), qualificação profissional (formação profissional), apoio ocupacional (CAO’s e Centro de Dia), empregabilidade (CEP) e apoio residencial (Lar Residencial para Pessoas com deficiência e Estruturas Residenciais para Idosos). Possui ainda um projeto de intervenção comunitária, que objetiva o apoio de agregados familiares em situação de crise e Cantina Social para o Concelho de Ílhavo. 

As várias respostas sociais do CASCI estão dispersas por vários locais do concelho (Ílhavo, Praias da Barra e da Costa Nova e Colónia Agrícola), com o objetivo de disponibilizar um serviço de proximidade à comunidade, em particular à mais vulnerável, prestando actualmente atendimento aproximadamente a 900 utentes provenientes do concelho de Ílhavo e dos concelhos limítrofes de Aveiro e Vagos, possuindo ao seu serviço cerca de 220 colaboradores. 

Apostando numa dinâmica proactiva, e no emergir de sinergias sustentadas, o CASCI pretende disponibilizar os seus serviços de modo a que haja uma plena satisfação de cada cliente, enquanto pessoa, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e solidária.

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